Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

O que acontece além da janela de seu carro

Posted by Daniela Alves em janeiro 18, 2008


Sozinhas ou em pequenos grupos, as “crianças de rua”  são controladas à distância pelos mais velhos, que no final arrecadam o dinheiro conseguido. As pessoas que contribuem com dinheiro, normalmente o fazem porque têm pena das crianças, mas o dinheiro raramente é para elas. Na verdade, esta atitude só faz alimentar a rede de exploração infantil.

As razões que levam estas crianças à mendicidade vão desde a carência econômica familiar até fenômenos mais complexos de crime organizado ligado à exploração de crianças.

Em Portugal, Teresa Espírito Santo,  presidente da comissão de Lisboa Central, alertou que há fortes suspeitas de Portugal ser a plataforma giratória na rotação de crianças. Elas passam por Portugal e seguem para outros países.

“Quando acolhemos uma criança a pressão é imensa e aparecem sempre outras pessoas, muitas vezes até de nacionalidade portuguesa”, lembrou a responsável.

A desconfiança da presidente daquela comissão vai de encontro ao descrito no Relatório Sobre Tráfico de Pessoas 2007, elaborado pelos Estados Unidos: “Portugal é um dos países de destino e passagem de mulheres, homens e crianças traficadas do Brasil, Ucrânia, Moldávia, Rússia, Roménia e, com menor dimensão, de alguns países africanos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: