Começa campanha contra tráfico de mulheres na Eurocopa
Posted by Daniela Alves em março 10, 2008
Segundo a polícia suíça, entre 1,5 mil e 3 mil vítimas do tráfico de mulheres chegam ao país por ano. Elas trabalham em bordéis, viram “escravas domésticas” ou entram no “mercado do matrimônio”.
Neste Dia Internacional da Mulher, uma campanha chamada “Euro 2008 contra o tráfico de mulheres” pede mais proteção às vítimas desse tipo de “escravidão moderna”.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que cerca de 2,5 milhões de pessoas anualmente se tornam vítimas do tráfico de seres humanos, sendo que 80% são mulheres.
Segundo Doro Winkler, do Centro de Informação para Mulheres da África, Ásia e América Latina (FIZ), poucas dessas mulheres na Suíça são reconhecidas como vítimas.
O governo suíço estima que o número de vítimas pode chegar a 3 mil, mas apenas 5% procuram auxílio no FIZ. “Muitas delas não se arriscam a ir à polícia por temer a expulsão do país”, disse Winkler.
As 25 entidades organizadoras da campanha “Euro 2008 contra o tráfico de mulheres” querem que as vítimas não sejam mais tratadas como imigrantes ilegais, criminalizadas e expulsas do país.
Foco nas cidades-sede
Por isso, neste sábado, Dia Internacional da Mulher, os organizadores da campanha, que será centrada principalmente nas quatro cidades-sede do Euro na Suíça (Basiléia, Berna, Genebra e Zurique), lançam uma petição por “mais direitos e proteção para as vítimas do tráfico de mulheres”. Eles esperam recolher 25 mil assinaturas de apoio.
O documento apresenta uma série de reivindicações aos governos estaduais e federal, entre elas, a concessão às vítimas do direito de permanência no país, isso independentemente de as mulheres deporem ou não na polícia.
Fonte: Swissinfo com agências
Site da campanha “Euro 2008 contra o tráfico de mulheres” (em alemão, francês, italiano e inglês)
Brasa said
Participem da discussão sobre este e outros assuntos no Blog da Eurocopa, da Swissinfo (Rádio Suíça Internacional): http://euro2008.swissinfo.ch/por/blog_fun/
Brasa said
Prostituição não deve aumentar na Eurocopa
http://www.swissinfo.ch/por/especiais/eurocopa_2008/fora_de_campo/Eurocopa_2008_prostituicao_nao_deve_aumentar.html?siteSect=22241&sid=9106026&cKey=1211224588000&ty=st
Brasa said
ONG suíça divulga vídeo chocante contra o tráfico de mulheres na Eurocopa.
Confira: http://euro2008.swissinfo.ch/por/blog_fun/?p=177
E comente!
Time de Cristo said
Ashton Kutcher e Kaká: homens de verdade não compram mulheres…
Na última terça-feira dia 29 de junho, o jogador da seleção brasileira Kaká deu o seu apoio ao ator Ashton Kutcher colocando em seu twitter uma foto segurando uma faixa com a frase “real men don’t buy girls” que significa “homens de verdade não compram…