Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

BID lança campanha contra pobreza

Posted by Daniela Alves em abril 7, 2008


O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, lançou no dia 04 de abril, em Miami (Estados Unidos), a campanha contra a pobreza “Yo Amo America” (Eu amo América) com a colaboração de artistas latino-americanos como os cantores Ricky Martin, além de Juanes (presidente da Fundação Mi Sangre) e Juan Luis Guerra (presidente da Fundação que leva seu nome). Cada um dos artistas se tornou o porta-voz de uma área estratégica da campanha contra a pobreza, como registro de nascimento, desenvolvimento infantil e saúde. O lançamento ocorreu durante a realização da 49ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do BID, que é integrada por ministros de finanças e de planejamento e presidentes de bancos centrais.

“Estamos olhando para áreas diversas: tráfico de pessoas, microcrédito e sistema de saúde”, explicou Moreno. De acordo com o presidente do BID, o papel principal de combate à pobreza continua a ser dos governos da região e a campanha será apenas um complemento desse trabalho. “Estamos trabalhando com sócios”, disse, referindo-se aos artistas presentes. “Porque se não for assim, fica muito difícil”, continuou.

Durante sua apresentação, o cantor Ricky Martin, que também é presidente de uma fundação que leva o seu nome, disse que é preciso aproveitar a visibilidade que a música oferece a ele para atuar em campanhas importantes, como a que está sendo lançada hoje. “É importante concentrar em coisas básicas para evitar problemas maiores como o do tráfico internacional de crianças”, afirmou.

Martin disse que, em todo o mundo, 8,5 milhões de crianças não possuem registro de nascimento. “Metade das crianças que nasceram hoje não tem registro. Amanhã, o mesmo ocorrerá. Ontem, já ocorreu”, disse, obtendo aplausos da platéia. “Sem identidade, somos invisíveis. O traficante chega até a criança e a captura, como não tem um nome e nem um número, ela simplesmente desaparece do mapa”, relatou. O cantor aproveitou o evento para fazer crítica aos governos da América Latina e Caribe. “Não entendo como se pode criar um plano para uma sociedade melhor se não se sabe nem quantos cidadãos há em cada país.”

Esta não é a primeira parceria entre o BID e o cantor Ricky Martin. Juntos, coordenam a aliança “Llama y Vive”, que busca combater o tráfico de pessoas em cinco países (Peru, Equador, Costa Rica, Nicarágua e República Dominicana). O projeto conta com um número de telefone gratuito para dar assistência às vítimas do tráfico. “Temos de ser criativos com tudo, e não só criativos com a música, porque são muitos os problemas”, observou o cantor. Segundo ele, em todo o mundo, 2,5 milhões de crianças são praticamente obrigadas a entrar para o mundo da pornografia e da prostituição. “Isso é ridículo”, desabafou.

Fonte: A Tarde
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: