Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

Sérvia pede ao TPI que esclareça suspeitas de Carla Del Ponte, divulgados em “La Caccia”

Posted by Daniela Alves em abril 15, 2008


A Sérvia vai pedir ao Tribunal Penal Internacional que investigue as suspeitas lançadas no livro da ex-procuradora Carla del Ponte sobre alegados casos de tráfico de órgãos de cidadãos sérvios, protagonizados por albaneses.

Uma organização de direitos humanos enviou entretanto uma carta às autoridades kosovares pedindo esclarecimentos sobre o assunto.

De acordo com a ex-procuradora do TPI, agora embaixadora na Argentina, o primeiro-ministro do Kosovo estará implicado no crime.

Radlvoje Radojevic, um representante sérvio em Berna, na Suíça, diz que é suposto um procurador do TPI reunir provas para depois acusar de forma legal e em vez de publicar um livro.

As autoridades do Kosovo desmentem as suspeitas tornadas públicas por Carla del Ponte. A ministra da justiça kosovar, Nekibe Kelmendi, desvaloriza a polêmica.

“É imoral escrever um livro sobre suspeitas que não se transformaram em acusações formais. Se ela sabia de alguma coisa então deveria ser processada por ocultação de provas e crimes. Tráfico de órgãos é um ato criminoso”.

Carla del Ponte escreve no livro “A Caça, Eu e os Criminosos de Guerra” que os casos de tráfico de órgãos ocorreram no Verão de 1999, depois dos bombardeamentos da NATO em Belgrado.

A ex-procuradora não identifica as fontes, evoca apenas a missão da ONU no Kosovo e jornalistas fiáveis, e acusa o atual chefe de Governo de cumplicidade.

Entre 100 a 300 prisioneiros sérvios terão sido transportados do Kosovo para a Albânia, ingressado em clínicas perto de Tirana onde cirurgiões se ocupariam de retirar órgãos para os vender no estrangeiro.

Fonte: Euronews

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: