Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

Bispos espanhóis denunciam abusos contra mulheres

Posted by Daniela Alves em abril 28, 2008


Por ocasião da solenidade de Corpus Christi, Dia da Caridade, que se celebra em 25 de maio, a Comissão de Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola divulgou no dia 25 de abril, uma mensagem intitulada «A Eucaristia, esperança para o pobre». O texto une-se à campanha da Cáritas dedicada aos direitos das mulheres e denuncia os abusos que estas sofrem.

Em sua Mensagem, a Comissão explica que a festividade do Corpus Christi convida «a entrar no coração do mistério da Eucaristia, que se há de crer, celebrar e viver».

Recorda a última encíclica de Bento XVI – «Spe salvi; Salvos na esperança» –, sob cuja luz, afirma, «contemplamos a Eucaristia descobrindo nela um verdadeiro sacramento de esperança para toda a humanidade e, de maneira muito especial, para os mais pobres e excluídos dos bens necessários».

Os bispos que integram a Comissão se unem à campanha que Cáritas vem desenvolvendo sobre os direitos humanos e igualdade de oportunidades, que agora dedica aos direitos da mulher, convidando “a manifestar a igualdade entre homens e mulheres e a importância de que se reconheçam oportunidades eqüitativas para ambos sexos como expressão da comum dignidade humana que compartilhamos e como base de uma sociedade mais justa e mais fraterna».

Recordando as palavras do Papa, sublinham que «toda nossa ação em favor da justiça e dos pobres é ‘esperança em ato’, ou seja, é um sinal e um testemunho de esperança».

«O tráfico de mulheres é uma das formas mais cruéis de violência e de escravidão. São milhares as mulheres que são captadas e trazidas para a Espanha por pessoas, grupos de delinqüentes ou redes criminosas organizadas, através do engano, ameaças ou coação, com o fim de submetê-las à exploração, prostituição, trabalho rural, serviço doméstico, construção civil, hotelaria e também atividades clandestinas».

Tudo isso, recordam os bispos, «sem esquecer outros dados como o número assustador de 100.000 abortos por ano na Espanha; que cerca de 20.000 crianças são objeto do tráfico de pessoas na Espanha e estão submetidas a diversas formas de exploração sexual e trabalhista; que milhares de imigrantes chegam a nossas fronteiras fugindo da fome e sem ser reconhecidos em seus direitos humanos».

Não obstante, apesar das sombras, os bispos reconhecem as luzes e os sinais de esperança, entre os quais citam «o compromisso de muitas comunidades paroquiais com seu meio próximo, sendo ativas na formação de um tecido social solidário e responsável perante os mais pobres».

Concluem «confiando na força que nos dá a comunhão no Senhor e com a esperança certa de que, como diz Bento XVI, «a injustiça da história não pode ser em absoluto a última palavra».

Fonte: Zenit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: