Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

Seminário discute exploração sexual em S.Bernardo

Posted by Daniela Alves em maio 13, 2008


Casos bem sucedidos de reconstrução de vínculos familiares após violência doméstica serão apresentados durante o 4º Seminário de Combate e Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre no próximo dia 16, das 8h30 às 17h, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.A programação inclui palestras, debates e apresentação de documentário temático. As ações são para alertar, sensibilizar e conscientizar pessoas, instituições e governo na consolidação de políticas públicas no combate à exploração e violência sexual de crianças e adolescentes.

A primeira recomendação em casos de exploração e abuso contra crianças e adolescentes é denunciar. Entre as instituições, estão os dois Conselhos Tutelares de São Bernardo (4122-3306 ou 4122-1417) ou na Guarda Civil Municipal (4121-1033), quando o problema ocorrer nos fins de semana, feriados ou depois das 17h. Outras opções são pelos telefones 0800 773-7888 (municipal) e 100 (disque-denúncia nacional). Em março deste ano, o Crami de São Bernardo registrou 80 casos de abuso e exploração sexual do público infanto-juvenil, além do atendimento de 262 famílias.

Programação
As atividades no teatro terão início às 9h. O filme Flor do Pessegueiro, abre o dia de reflexão e mostrará mulheres que romperam o silêncio e denunciaram a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. Por volta das 10h, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as medidas de proteção serão levantados pelo juiz Luiz Carlos Ditommaso, da Vara da Infância e da Juventude, e pela promotora pública Vera Lucia Acayaba Toledo, ambos do Fórum de São Bernardo.

Após a rodada de debates, Lígia Maria Vezzaro Caravieri, coordenadora técnica do Crami, e representantes da Fundação Criança apresentarão os casos bem sucedidos no enfrentamento ao abuso sexual, bem como as possíveis soluções. A partir das 14h30, serão abordados e discutidos os problemas de ordem médica e psíquica pelos pofissionais: Jefferson Drezett, ginecologista e coordenador do Serviço de Violência Sexual, do Centro de Referência da Mulher, mais conhecido como Hospital Pérola Byington, em São Paulo; e Maria Auxiliadora Figueredo Vertamatti, coordenadora do Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual (Pavas), da Secretaria de Saúde de São Bernardo. O encerramento está previsto para as 17h.

O seminário antecede o Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, instituído pela lei federal 9.970, de 2.000. A data surgiu em protesto ao crime contra Araceli Cabrera Sanches, que, aos 8 anos, em 1973, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em Vitória, no Espírito Santo.

Seminário
Dia: 16 de maio
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Teatro Cacilda Becker (Praça Samuel Sabatini, 50)
Entrada: gratuita ao público 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: