Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

PF apresenta ferramentas do Centro de Inteligência Policial

Posted by Daniela Alves em maio 19, 2008


Mato Grosso sediou na quarta-feira (14.05) a 1ª reunião regional de interoperabilidade de sistema de segurança pública dos estados que participam do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica da Polícia Federal (Cintepol).

O sistema estará disponível após a implementação. Os policiais (militares, civis, rodoviários e federais), com acesso através de uma senha única, terão a possibilidade de realizar consultas e cruzamento de dados nas várias bases das Secretarias de Segurança Pública que estão integradas, permitindo a utilização das ferramentas atualmente usadas pela Polícia Federal, incluindo o tratamento e análise de dados, treinamento de servidores, compartilhamento de modernas tecnologias e equipamentos aplicados à inteligência policial.

De acordo com o coordenador do Cintepol, delegado federal Emanuel Henrique Balduíno de Oliveira, o objetivo das reuniões, que estão sendo regionalizadas, é apresentar aos novos usuários (estados) as ferramentas disponíveis no sistema, além de idéias e práticas de funcionalidade. “É importante compartilhar as idéias, a fim de contribuir para o sistema”.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, o Cintepol não representa apenas uma integração tecnológica, mas sim uma luta conjunta pelo combate à criminalidade. “O sistema vai auxiliar no trabalho de informação, investigação e, acima de tudo, na repressão ao uso e tráfico de entorpecentes, que é o primeiro passo para o envolvimento com a criminalidade”.

Participam da reunião, delegados da superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso, do Centro Integrado de Inteligência Policial de Santa Catarina, que também apresentou as “boas práticas utilizadas pelo Estado” e representantes do Sistema Automatizado de Identificação de Impressão Digital – AFIS, (cujo banco de dados reúne informações das polícias Civil e Federal dos estados que o integram).

Integração – O Ministério da Justiça autorizou empenho de recursos para atender todas as forças de segurança através do CINTEPOL, que atende o Departamento da Polícia Federal, a um custo de 61% menor que o valor para aquisição de um próprio sistema.

A integração de Mato Grosso ao Cintepol se deu por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça, assinado em abril pelo ministro Tarso Genro, pelo governador Blairo Maggi e pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado.

Além de Mato Grosso, já fazem parte do Cintepol os Estados de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Goiás, Ceará, Santa Catarina, Sergipe e Distrito Federal. Também integram o sistema alguns órgãos federais, como Receita Federal, Ministério da Previdência Social, Ministério do Planejamento, Banco Central, Procuradoria Geral da República, Departamento Penitenciário Nacional, Conselho Nacional de Justiça Federal, entre outros.

Fonte: Jornal Documento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: