FOR JUS: Crime organizado só se combate com ações coordenadas
Posted by Daniela Alves em outubro 16, 2008
Palestrante do Fórum Internacional de Justiça (FOR JVS 2008), a procuradora Diana De Martino, coordenadora do Departamento de Repressão ao Crime Organizado em Roma, na Itália, falou sobre a “Organização mafiosa Cosa Nostra e as mais recentes formas de combate”. Ela destacou, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, que o Estado só conseguiu deter o avanço da máfia após adotar uma reação coordenada.Durante décadas, a máfia cresceu e se organizou na Itália. Conforme a procuradora, a Costa Nostra foi voltada para a atividade agropastoril até os anos 60, quando era comandada por proprietários rurais. Somente nas décadas seguintes, os criminosos se mudaram para as cidades e passaram a promover especulação imobiliária, ter relação com políticos e atuação internacional graças ao narcotráfico.
Os assassinatos causaram grande comoção na sociedade italiana, que exigiu uma reação dura contra as organizações cirminosas. O Estado reagiu com leis mais duras, extinguindo benefícios dos mafiosos condenados, como o fim do direito da redução de pena e fim de contatos externos com a sociedade. Também passou a sequestrar os bens dos mafiosos e seus associados.
A Itália passou a contar com varas específicas de combate a máfia no Ministério Público e na polícia judiciária. Testemunhas passaram a contar com benefícios e proteção do Estado. Esta medida resultou na prisão de mafiosos intocáveis, como Bernardo Provenzano e Antonino Rotolo. Na época, mais 43 mafiosos foram presos e condenados a prisão perpétua.
Investigações confirmaram a crise nas organizações da máfia. Foram identificados oito grupos formados por 27 famílias, que tinham 5,7 mil associados na Itália. Para Diana De Martino, quanto melhor o desenvolvimento social de uma cidade, menor o espaço para a atuação do crime organizado. Ela destacou que a máfia cresceu nas áreas descobertas pelo Estado, já que oferecia trabalho e justiça às pessoas.
O FOR JVS 2008 está sendo transmitido ao vivo pela TV Assembléia de Mato Grosso do Sul no canal 9 da NET (Campo Grande) e 11 (Dourados).
Fonte: Portal AL
Deixe um comentário