Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

Polícia espanhola desarticula rede de prostituição de brasileiras

Posted by Daniela Alves em novembro 3, 2008


A polícia desarticulou uma organização que levava para a Espanha mulheres brasileiras, que eram obrigadas a se prostituir, em uma operação na qual foram detidos os 14 supostos integrantes da rede neste país.

A corporação informou também que uma mulher foi detida no Brasil.

Os integrantes da organização são acusados de crimes contra os direitos dos cidadãos estrangeiros, contra os direitos dos trabalhadores, detenção ilegal, ameaças e posse ilícita de armas, além de delitos relativos à prostituição.

A mulher que captava e enganava as brasileiras, companheira de um dos detidos na Espanha, foi presa em Natal (RN) pela Polícia Federal brasileira, acusada de crime de tráfico internacional de pessoas.

As investigações começaram em maio, depois que duas das vítimas, a maioria das quais era de Natal, fugiram de uma casa de prostituição da província catalã de Gerona, onde eram obrigadas a se prostituir sob ameaças de morte.

Enquanto isso, a Polícia Federal tinha iniciado uma investigação no Rio Grande do Norte por tráfico de pessoas para exploração sexual, cujas viagens eram custeadas pelos proprietários de dois clubes de Gerona.

As mulheres achavam que viajariam à Espanha para trabalhar como garçonetes em hotéis, e os responsáveis da organização se encarregavam de oferecer as passagens de avião e o dinheiro necessário exigido na fronteira, que oscilava entre 500 euros e 1.000 euros, e que depois tinham que devolver à organização.

Os acusados retinham os passaportes das mulheres, que eram ameaçadas de morte, e as impediam de sair das instalações do clube até terem saldado toda a dívida, que costumava ser em torno de 2.500 euros, e para isso precisavam de cerca de 6 meses.

Além disso, o valor da dívida costumava aumentar devido aos “castigos” ou multas de 300 euros impostas se não acatassem as normas do clube.

As jovens trabalhavam todos os dias do mês e deviam abonar 300 euros se quiserem um dia livre.

Além disso, se terminassem a jornada antes das 8h, tinham que pagar 150 euros ao clube.

Os agentes fizeram cinco revistas, quatro delas na Espanha e uma em Natal, nos quais foram apreendidos armas e material de informática.

Fonte: G1

Anúncios

3 Respostas to “Polícia espanhola desarticula rede de prostituição de brasileiras”

  1. Lucimara Archette said

    Olá Daniela, Tudo bem?
    No Rio de Janeiro,Segundo o levantamento da secretaria municipal de Assistência Social, 69% dos menores atendidos são meninas e 31%, meninos. Em relação à faixa etária, 57% das vítimas de abuso ou exploração sexual são crianças de 7 a 14 anos, 9% têm entre 15 e 18 anos, e 34%, até 6 anos. Segundo Marcelo Garcia secretário municipal, o documento também identifica exploração sexual no Ceasa, em Irajá, e no trecho inicial da rodovia Presidente Dutra. Nessas regiões, os principais ‘clientes’ são caminhoneiros. De acordo com o secretário, há relatos de milicianos envolvidos nesse crime, principalmente em Gardênia Azul e Largo do Tanque. Marcelo Garcia diz que eles agenciam meninas, e também garotos, quando solicitado pelos clientes. Em 2007, os sete centros registraram 258 atendimentos. Este ano, até agora, já são 454 casos, 196 atendimentos a mais. Houve um aumento de 76% no número de casos de crianças e adolescentes explorados sexualmente ou vítimas de abuso sexual.
    É um absurdo…
    Um abraço,querida.

  2. Daniela Alves said

    Oi Lucimara!!
    Obrigada pelos seus comentários!!
    Temos de ter um olhar criterioso para esses dados, pois nesse caso não quer dizer que houve um aumento de 76% nos abusos a crianças e adolescentes, mas um aumento de 76% no atendimento, isto é, ocorreram mais denúncias e mais casos foram detectados e estão sendo atendidos. Na verdade é uma estatística para nos alertar que trabalhos sérios estão sendo realizados para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, e as estatísticas que você fez a gentileza de colocar em seu comentário é um reflexo disso.

    Grande Abraço:

    Daniela Alves

  3. ricardo said

    Daniela, toda a gente já percebeu que os grandes flagelos do mundo, ou seja os males que chocam ou violentam mesmo as pessoas bem intencionadas e de mente sã, só existem porque nenhum dos governos de todos os Estados do mundo se preocupa que existam. O que eu pretendo dizer é que se a maior parte dos governos de todo o mundo, ou pelo menos os governos dos dez maiores Estados do mundo, nomeadamente os EUA, a Rússia, Inglaterra, a França, a Alemanha, a Espanha, etc,quisessem mesmo que as grandes misérias e a podridão do mundo (a droga, a prostituição infantil, o tráfico de seres humanos,a fome e até as guerras) acabassem tudo isso acabava num curto espaço de tempo. É a hipocrisia dos senhores do mundo. Eu pergunto: se se sabe por exemplo que as Off Shores, o sigilo bancário, o enriquecimento ilícito, etc. são o suporte das estruturas criminosas e as principais responsáveis pelos principais males do mundo e do sofrimento de tantos seres humanos, porque é que os governos dos mais fortes países do mundo não acabam com todos esses suportes das máfias do crime!? Porquê!???. Ora todos nós pessoas de bem sabemos muito bem porque é que não se acaba com isso radicalmente e para sempre. Concretamente sobre a prostituição infantil, eu e creio que a maior parte das pessoas em Portugal nem sequer imaginavam há trinta anos atrás que tais coisas existiam no mundo. Eu não sabia nem achava crível que houvesse em qualquer parte do mundo. A mim faz-me muita espécie, mas mesmo muito espécie que por exemplo cheguem até nós notícias como por exemplo a de no Iemen um pai casou a sua filha de oito anos e (chocante de mais para se acreditar!!) com um homem de 45 anos !… e que no Brasil meninas de dez anos vivam da prostituição de rua!!!! e que no próprio país (Brasil) e mesmo em qualquer outro país civilizado como Portugal ou Espanha se tenha conhecimento de realidades destas e tudo continue a almoçar e a jentar como se nada de tão grave se passasse ainda que fosse num país tão longínquo como o Brasil… Porque todos os seres humanos do planeta têm que ver com tudo o que de mal aconteça a qualquer criança onde quer que a criança esteja. A civilização humana chegou ao mais baixo grau de degradação moral tão chocante que não era possível imaginar há apenas alugumas décadas. Quando a 2ª Grande Guerra acabou muita gente acreditou que nunca mais no mundo aconteceria nada de semelhante nem de longe. A verdade é que assistimos pessoalmente ou temos notícia todos os dias de acções de violência tão chocantes como aquelas registadas na Guerra praticadas por seres humanos sobre outros seres humanos. Um mundo de seres humanos desprezíveis!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: