Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

ACADEMIA PARA A VIDA: DOAÇÃO DE ÓRGAOS É ATO DE AMOR

Posted by Daniela Alves em novembro 10, 2008


Médicos e cientistas de diversos países do mundo se reuniram no Auditório da Conciliação em Roma, para participar do Congresso internacional “Um dom da vida. Considerações sobre a doação de órgãos”. O encontro, organizado pela Pontifícia Academia para a Vida, analisa o sistema de transplantes em nível internacional. Hoje, os participantes serão recebidos pelo papa.

O presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Rino Fisichella, explicou o significado do tema: “Como sabemos, o tema apresenta muitas nuances. Certamente os ouvintes se recordam do primeiro transplante de coração, efetuado mais de 40 anos atrás, pelo professor Barnard, em Cidade do Cabo, na África do Sul. Bom, nestes 40 anos, a ciência médica fez progressos enormes. Acredito que chegou o momento de fazer uma verificação para entender os grandes passos, o grande progresso realizado e o espírito com o qual nos apresentamos ao futuro. Nós sabemos que a lista de pessoas que aguardam um transplante é realmente longa e ainda não existe a sensibilidade, em muitas populações, em várias áreas do mundo, para a doação de órgãos. Este momento é importante para solicitar uma reflexão a este respeito”.

O presidente da Pontifícia Academia para a Vida acrescenta ainda um segundo ponto de discussão: “Não podemos fechar os olhos diante dos graves problemas éticos conseqüentes do tráfico de órgãos, que infelizmente, envolve pessoas inocentes. Portanto, estes dois elementos nos impõem uma reflexão, seja em nível científico-médico, seja com todos os componentes antropológicos, éticos, legais, sociais e culturais.

Dom Rino Fisichella esclarece a posição da Igreja católica sobre o transplante de órgãos: “A posição da Igreja está bem expressa no Catecismo da Igreja Católica, que explica que ela aceita e acolhe o transplante de órgãos. Naturalmente, existem limites. Antes de tudo, não deve haver desproporção entre doação de órgãos e a manutenção da própria identidade pessoal e nem com a terapia e as soluções que o transplante pode acarretar”.

De acordo com dom Rino Fisichella, a Igreja vê o transplante de órgãos como uma dimensão profunda de um testemunho de caridade, um testemunho de amor. Enfim, pode-se falar de doação de órgãos como um dom para a vida, na medida em que permanece sempre um dom baseado na liberdade, que não tem em sua raiz algum desejo de lucro, como se verifica no tráfico de órgãos.

Fonte: Rádio Vaticano

Anúncios

6 Respostas to “ACADEMIA PARA A VIDA: DOAÇÃO DE ÓRGAOS É ATO DE AMOR”

  1. Lu Archette said

    O Brasil é o terceiro país do mundo melhor preparado para fazer transplantes, depois dos Estados Unidos e da China, segundo o Sistema de Transplantes do Ministério da Saúde.
    A dificuldade maior para a obtenção de doações é que a decisão precisa ser tomada individualmente pelos brasileiros. A importância da divulgação e conhecimento da intenção das pessoas por parte de seus familiares em relação à doação de órgãos é fundamental no momento da autorização de uma doação.

    Boa noite Daniela!
    Fique com Deus!

  2. Prezada Daniela,

    Estive no congresso promovido pela Pro Vita, e fiquei contente com a sua divulgação no seu BLOG,
    Gostaria que vocês abordacem os pontos mais importantes para a nossa realidade Brasileira, como o PRONUNCIAMENTO DO PAPA Bento, que condenou o TRÁFICO DE ÓRGÃOS HUMANOS
    Devemos levar em conta que mais importante do que o ato de doação é o ATO DE Salvar a Vida de quem vai ser executado para retirada de ÓRGÃOS.
    Cara Daniela, conto com o seu apoio da defesa da Vida.

    Maria Elilda dos Santos

  3. Daniela Alves said

    Maria,

    Agradeço por seu comentário em meu blog, fico muito honrada. Colocarei no blog o pronunciamento do Papa entre outros artigos sobre o tema. Caso tenha algum artigo que queira compartilhar com os leitores do blog não duvide em enviar, até mesmo porque ultimamente muitos leitores querem saber mais sobre o tema, mas, como sabemos há uma escassez de material relacionado ao Tráfico de Órgãos.
    Mais uma vez, obrigada pelo comentário.

    Abraço:

    Daniela Alves.

  4. BELSINHA said

    AS PESSOAS PRECISAM PARAR DE SEREM HIPÓCRITAS, NÃO TEM NADA DE ERRADO UMA PESSOA VIVA VENDER UM ÓRGÃO SEU, POIS ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, SE NÓS PERMITIRMOS, QUAL O PROBLEMA, DESDE QUE AS PESSOAS QUE RESOLVEREM DOAR EM VIDA OU VENDEREM TENHAM TODA A ASSISTÊNCIA. AGORA, DEPOIS DA PESSOA MORTA, CONCORDO QUE TENHA QUE SER DOAÇÃO, PARA BENEFIAR AQUELES QUE SÃO POBRES.
    EU MESMO, SERIA CAPAZ DE VENDER PARTE DO MEU FÍGADO, DESDE QUE MUITO BEM ASSISTIDA, FEITO POR UM PROFISSIONAL, COM TODAS AS GARANTIAS E CUIDADOS QUE DEVEM POSSUIR UMA CIRURGIA DESTE PORTE, ESTE ÓRGÃO É O UNICO DO NOSSO CORPO QUE VOLTA A CRESCER, POR ISSO EU NÃO TERIA NENHUM PROBLEMA EM DOAR.
    É CLARO QUE DEVE EXISTIR UMA FISCALIZAÇÃO, MAS COMO FUNCIONARIA, SE NÓS TEMOS MUITOS MÉDICOS SE BENEFICIANDO DO TRAFICO DE ÓRGÃOS.
    A ÚNICA COISA QUE NÃO PODE ACONTECER É O GOVERNO EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO QUERER DISPOR SOBRE UM ORRGÃO MEU, OU SEJA QUERER DISPOR SOBRE O MEU CORPO EM SUA LEGISLAÇÃO, ISSO NUNCA,NÃO SOU GADO DO GOVERNO E NUNCA SEREI.

    BELSINHA

  5. scavacini said

    Olá, Daniela!

    Apesar do crescimento dos transplantes no último semestre de 2009, o Brasil ainda precisa aumentar a quantidade de doadores de órgãos e tecidos. Hoje, cerca de 65.000 pessoas estão entre a vida e a morte aguardando, em longas filas, um doador.
    Em prol do aumento do número de doadores, o Ministério da Saúde convida você a fazer parte de uma blogagem coletiva a ser realizada no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Nessa data, diversos blogueiros irão postar, ao mesmo tempo, alguma mensagem de incentivo à doação de órgãos.
    Propomos também que você incentive os internautas a usarem uma peça de roupa verde, em apoio à causa.
    Contamos com o seu apoio!
    Simples gestos são capazes de ajudar a salvar muitas vidas.
    Mais informações sobre doação de órgãos e tecidos: (http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10592).

  6. waleska frota catunda. said

    Que Jesus possa habitar mais em nossos corações,e assim nos
    tornar mais solidários diante dos que tanto necessitam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: