Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

Platini em defesa dos valores desportivos

Posted by Daniela Alves em novembro 28, 2008


A estabilidade da especificidade do desporto e da autonomia das federações desportivas na legislação da União Europeia (UE) – a contribuição da UEFA para o “fair play” financeiro no futebol europeu –, a luta contra o tráfico de jovens futebolistas, assim como a proibição de transferências dos jogadores menores de 18 anos. Foram estes os elementos fundamentais do discurso do Presidente da UEFA, Michel Platini, perante os ministros do Desporto dos 27 países da União Europeia (UE), realizado em Biarritz, França, na sexta-feira.

Acção firme e decidida
Platini apelou aos ministros e às autoridades políticas do Velho Continente para agirem de forma firme e decidida em todas estas áreas, para ajudar a defender, proteger e preservar os valores desportivos na Europa. O Presidente da UEFA garantiu que o futebol europeu irá contribuir para a construção da Europa do futuro e insistiu que este desporto – adorado por milhões de cidadãos europeus – não pode ser encarado simplesmente como uma actividade económica ou um produto.

O desporto é específico
“O desporto não pretende estar acima da lei”, explicou Platini aos ministros, “mas é específico. Não é uma actividade económica como qualquer outra. O desporto tem a ver com a partilha, a superação pessoal, troca e respeito. Apela às emoções. O futebol é um jogo, não apenas um produto ou um mercado. É um espectáculo, antes de ser um negócio”.

Europa tem de mudar a atitude
“A equidade do desporto e o equilíbrio da concorrência não podem sujeitar-se às leis arbitrárias do mercado. A Europa tem de mudar a sua atitude – inspirar-se no desporto, em vez de lhe impor modelos ideológicos que foram criados noutras áreas”.

Modelo desportivo europeu
“Como bons cidadãos europeus, pedimos que nos ajudem a convencer a Comissão Europeia a adoptar orientações que nos permitam continuar de acordo com as leis europeias, mas sem comprometer a nossa autonomia, pois necessitamos de ter mais certezas em termos jurídicos para avançar. Só desta forma será possível proteger o modelo desportivo europeu, baseado numa estrutura piramidal, a solidariedade financeira e o princípio das subidas e descidas de divisão, que são sinónimos de competições abertas a todos – grandes e pequenos, ricos e menos ricos…”.

“Fair play” e transparência financeira
Platini abordou depois a questão do “fair play” e transparência financeira. “Os regulamentos fiscais na Europa são extremamente diversificados. Os sistemas de licenciamento, controlo e gestão financeira dos clubes de futebol envolvem uma enormidade de conceitos e regulamentos diferentes”, explicou.

Princípio da subsidiariedade
“A UEFA não vai tentar encontrar uma solução para a harmonização fiscal na Europa. A UEFA não vai impor o seu sistema de licenciamento às suas federações filiadas nas competições nacionais. Não vamos fazer isso, porque estamos tão empenhados quanto vocês no princípio de subsidiariedade”, explicou o Presidente da UEFA aos ministros.

Melhorar o sistema de licenciamento da UEFA
“Contudo, o que a UEFA pode fazer – e estamos a pensar seriamente em fazê-lo – é reforçar e melhorar o nosso sistema de concessão de licenças nas nossas competições de clubes. É desta maneira que pretendemos contribuir para o “fair-play” financeiro e começar a corresponder às expectativas das diversas partes envolvidas no nosso desporto”.

Tráfico de crianças
Platini também manifestou a sua preocupação com a protecção e a educação dos jovens futebolistas. “Hoje, no Mundo e na Europa, o tráfico de crianças é uma realidade. Não vou escolher palavras doces, pois a situação é grave. Como qualificar um fenómeno (…) no qual crianças com 12 ou 13 anos são retiradas do seu ambiente e da sua cultura para participarem num negócio, recebendo um pagamento em troca? É isto que está a acontecer no futebol…”.

Proibir a transferências de menores
“Em conjunto com a FIFA, estamos à procura de soluções, mas já podem ser implementadas medidas para proibir as transferências internacionais de menores, mesmo dentro da UE. Vários países europeus têm regras rígidas que impedem os clubes, sob a ameaça de sanções desportivas, de desviarem jovens jogadores das academias de formação de equipas rivais. No entanto, esse tipo de regras não existe na União Europeia”.

Situação precária
“Aquilo que os clubes europeus não podem fazer nos respectivos países podem fazê-lo nas nações vizinhas, em África ou na América Latina, com consequências desastrosas para os centros de formação e o bem-estar psicológico e educação dos jovens atletas. Se tivermos em conta que menos de um em cada dez jovens que passam pelos centros de formação dos clubes consegue atingir o estatuto de profissional, pode-se compreender a natureza precária da sua situação e a importância de terem uma educação que os prepare para a vida para além do futebol”.

Questões urgentes
“É neste contexto que gostaria de ser capaz de proibir as transferências internacionais de jogadores com menos de 18 anos no seio da UE. Isto não é criar um obstáculo à livre circulação de trabalhadores – é uma questão urgente para ajudar jovens em perigo”.

Etapa importante e histórica
“Esta reunião em Biarritz pode ser simplesmente apenas mais uma reunião”, afirmou Platini aos ministros na conclusão do discurso. “Ou, pelo contrário, Biarritz pode representar uma etapa importante e histórica na defesa dos valores desportivos europeus – que são os valores da própria Europa”.

Fonte: http://pt.uefa.com/uefa/keytopics/kind=64/newsid=779905.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: