Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

Estado inaugura Núcleo de Combate ao Tráfico de Pessoas

Posted by Daniela Alves em dezembro 4, 2008


Nesta quinta-feira, às 15h, será inaugurado o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no auditório do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), na Rua Camerino, 51, Centro. O Núcleo é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

A idéia é fazer do espaço um ponto de referência no Estado para o combate ao tráfico de pessoas, como articulador e mobilizador de uma rede estadual de proteção, que trabalhará com eixos de prevenção, repressão e atendimento, operando através de uma estrutura já existente, mas que necessita estar integrada, envolvendo sociedade civil, poder público, órgãos de pesquisa, Polícia Federal, Infraero, entre outras entidades.

O Estado foi contemplado com recursos para implementação do Núcleo, que será localizado no Cedim, por conta da sua trajetória política e pela referência que o espaço se tornou para as mulheres do Rio.

Calcula-se que atualmente existam cerca de 700 mil mulheres traficadas para fora do Brasil e aproximadamente 140 rotas nacionais e internacionais para o tráfico humano no país. As maiores vítimas são mulheres que recebem propostas de trabalho no exterior, ou até mesmo propostas amorosas, e que caem na rede de tráfico de pessoas, sendo colocadas em uma situação de exploração de força de trabalho e/ou sexual.

O fenômeno está relacionado a problemas de acesso à informação e à falta de conscientização sobre os riscos do tráfico, além de questões familiares que provocam a saída de casa, abusos sexuais e físicos. A busca por uma vida melhor no exterior é o que orienta essas pessoas a procurarem uma saída rápida. São bastante freqüentes os casos de vítimas mantidas em cárcere privado e que possuem dívidas com empregadores, impossíveis de serem pagas, resultando em uma situação de escravidão.

Fonte: JB Online

Anúncios

3 Respostas to “Estado inaugura Núcleo de Combate ao Tráfico de Pessoas”

  1. Flavia Antunes said

    Boa noite a todos, sou Flavia Antunes, responsável por assuntos internacionais na secretaria de Estado de Direitos humanos do Rio de Janeiro, e também coordenadora do núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

    O evento de hoje foi um sucesso e estamos em um processo de amplicação de contatos para o comitê estadual, que já conta com mais de 30 organizações. Junte-se a nós nessa luta! Os interessados por favor mandem um email para flaviaantunes@social.rj.gov.br. A próxima reunião do comitê será no dia 15/12.

    Abraços!

  2. Daniela Alves said

    Flávia,

    Agradeço pelo comentário e por compartilhar essas informações com os leitores do blog. Parabéns pelo seu trabalho! Vou fazer um post com seu comentário publicado.

    Um grande abraço

  3. […] Recentes Daniela Alves em Estado inaugura Núcleo de Com…Flavia Antunes em Estado inaugura Núcleo de Com…Casal tenta recupera… em Irmãos são […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: