Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

  • APP deste Blog para Celular

    APP para celular

  • ENQUETE – Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?

    CLIQUE ABAIXO E RESPONDA A ENQUETE ENQUETE - Serviço Consular Brasileiro: Você já precisou de auxílio urgente da embaixada ou consulado do Brasil e foi negligenciado(a)?
  • Conheça a campanha UNODC

  • Siga-me no Twiter

    Twiter
  • Crimes na Internet

  • Translator

  • Posts mais lidos

Campanha Welcome to Brazil pretende reduzir turismo com motivação sexual no Nordeste

Posted by Daniela Alves em fevereiro 5, 2009


Mais de 900 municípios do Brasil são vítimas do chamado turismo com motivação sexual infanto-juvenil. Desses, 436 são destinos turísticos do Nordeste. Os números, levantados pela Unicef, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e Universidade de Brasília (UnB), são altos e estão no alvo do Governo. É com esse objetivo que está sendo desenvolvida a campanha Welcome to Brazil, dentro do programa federal Turismo Sustentável & Infância. A campanha é realizada pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) em parceria com o Ministério do Turismo e SEDH, e executado pela Executiv Projetos e Consultoria.

A Welcome to Brazil está atuando em duas frentes distintas: a nacional e a internacional. Nacionalmente, serão ministradas palestras nas nove capitais nordestinas, sensibilizando os profissionais que compõem a rede turística para o enfrentamento a essa prática. A próxima capital a receber os consultores será Fortaleza (CE), no dia 11 de fevereiro. A palestra conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) e Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE). A expectativa é reunir até 70 pessoas ligadas ao trade turístico para sensibilizar sobre o assunto. Em Fortaleza, o principal público alvo serão as operadoras de turismo. O primeiro evento ocorreu em dezembro, na cidade de João Pessoa (PB).

No exterior, a campanha será apresentada em oito feiras de turismo. Argentina, Inglaterra, Portugal e Holanda já receberam a equipe brasileira, que distribui material de divulgação mostrando que o Brasil é contrário à prática do turismo com motivação sexual infanto-juvenil. “Embora internamente o Brasil já discuta o tema há mais de uma década, falar sobre isso no exterior ainda é um tabu”, observa o consultor da Executiv, Francisco Rosário, mostrando o pioneirismo do País com o projeto. Agora, a equipe tem pela frente a participação em feiras na Alemanha, Itália e Suécia.

A repercussão tem sido tanta que rendeu o reconhecimento e convite da Ecpat – rede mundial de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, pornografia infantil e tráfico de criança com fins sexuais – para participar da Rede de Especialistas Mundiais em Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual no Turismo. Além disso, a Welcome to Brazil é agora a representação nacional na força-tarefa da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ecpat e Unicef contra a exploração sexual no turismo.

A meta do projeto é sensibilizar também para a denúncia dos casos de exploração sexual infanto-juvenil. O Disque Denúncia 100 é uma das ferramentas de combate divulgadas na campanha. Até novembro do ano passado, quase seis mil denúncias dessa natureza foram registradas em todo o País. Informações sobre o projeto podem ser vistas no site www.turismoeinfancia.com.br.

Fonte: Mercado e Eventos

Anúncios

4 Respostas to “Campanha Welcome to Brazil pretende reduzir turismo com motivação sexual no Nordeste”

  1. Prezada
    Daniela

    A matéria publicada reforça que os desafios são maiores a cada dia. Precisamos unir nossos esforços e nos mantermos vigilantes, combatendo qualquer forma de violação de direitos humanos. Na certeza que nosso trabalho que é realizado no município de São Sebastião Estado de Alagoas não está invisível. Acreditamos que apesar das dificuldades estamos zelando das nossas crianças e adolescentes. Parabéns pela noticia.

  2. Olha, em minha opinião essa história de turismo sexual já está mais do que batida, as autoridades brasileiras deveriam vigiar as costas nordestinas e punir severamente esses indivíduos que vão ao Brasil e pensam que o Brasil é um país sem lei, devem ser presos e comunicados às autoridades de seus países. (Respeito é bom e nós gostamos disso). Vivo aqui na Suécia, um país que ninguém dá um bom dia a ninguém, tenho um trabalho e meu companheiro é sueco, mas falo que são poucos os estrangeiros que respeitam as brasileiras, a justiça européia não acredita nos estrangeiros, agora quando mexe com a raça deles eles se movem. Eu defendo muito o meu país e pretendo voltar assim que puder, pois europa não é para brasileiro é só depressão e mal humor, racismo. Os estrangeiros que vão ao Brasil não querem respeitar o Brasil, nos seus países de origem eles não são nada, ninguém se importa com eles, mas quando vão ao Brasil não querem respeitar. A Suécia é o único país da União Européia que é proibido por lei a compra de sexo; esta lei é de 1999, não é proibido se prostituir, mas comprar é proibido e a lei protege essas pessoas punindo com multas e prisões, esta lei é uma lei única no mundo, mas claro que aqui não é perfeito, muitos escandinavos, tem poblemas alcoolicos e tem tido alguns poblemas com brasileiras que vem a um pais que é totalmente diferente da cultura brasileira, eles não mostram quem eles são no Brasil, bêbados, violentos. Eu acho que nós, brasileiros, devemos ser grande com o nosso país, porque fora do Brasil não existe calor humano, alegria, humor então não é justo que esses estrangeiros vão ao Brasil através de agências de viagens, sentar em hoteis de luxo e não respeitar o nosso país e nossas crianças, acredito muito na policia federal, aqui eles não são nada. Acorda Brasil. Da Amiga do Brasil (Cristina Seabra).

  3. Um grande escandalo no pais da Suecia.Um ex: Chefe de policia recem aposentado que era um dos dez homens mais poderosos do pais Suecia o Sr, Göran Lindberg esta e todos os jornais da Suecia e esta sendo investigado em auto grau por acusacoes de encontro sexual com uma menor,isto abalou os seus colegas de trabalho por se tratar de uma autoridade maxima que defendia muito os direitos da smulheres na Suecia um pais que e proibido por lei desde 1999 a compra de sexo,a noruega tambem ja aderiu esta lei apesar que algumas pessoas acham ridicula esta lei.Alem do mas este senhor era diretor da escola de polici,no jornal fala tambem que a policia encontrou outras pessoas da sociedade sueca que poderam esta envolvida em encontros com mulheres e um verdadeiro escandalo no pais da Suecia se e veerdade o que falam no jornal realmente este senhor poderar pegar cadeia.Amiga do Brasil orkut Suecia

  4. O Sr.Göra Lindberg um dos dez homens mas poderosos do pais da Suecia era chefe da policia sueca em uppsala,diretor da escola de policia.Conhecido como capitao vestido por defender os direitos das mulheres na sociedade e em geral as igualdades socias foi julgado hoje pelo tribunal sueco a 5 anos e meio de prisao,indenizacao das vitimas.Acusado em 17 pontos juridicos,sexo com menor de 17 anos,tentativa de estupro com menor de 14 anos a caminho de um hotel,compras sexual,favorecimento sexual,maniais sexuais e violencia.Estava recem aposentado quando foi detido em janeiro de 2010 e estava ate esta data de hoje do seu julgamento.Estas noticias sao dos jornais suecos e o (AFtonBladet)fotos e imformacoes e videos no google.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: