Opera em Honduras rede de traficantes de órgãos
Posted by Daniela Alves em setembro 9, 2010
Tegucigalpa, 4 set (Prensa Latina) Uma rede de pessoas que traficam órgãos de menores e indocumentados opera no corredor entre Honduras e México, segundo um relatório conhecido hoje aqui.
O documento, entregado por autoridades mexicanas à Corte Suprema de Justiça (CSJ), precisa que no grupo criminoso estariam implicados membros fundadores da igreja Cristã Restaurada e cidadãos hondurenhos.
Esses indivíduos têm enganado a meninos e migrantes para roubar-lhes órgãos e posteriormente comercializá-los, precisa o relatório dado a conhecer pelo diário A Tribuna.
Vários menores desapareceram da entidade Casitas do Sur, localizada em cidade de México, e do Centro de Adaptação e Integração Familiar em Monterrey, Novo León e Cancún, e estima-se que muitos poderiam estar em Honduras.
A subprocuraduría geral de Extradição e Direção de Assistência Jurídica de México pediu à CSJ pesquisar a presença aqui desta rede e se tem relação com casas lares, centros de assistência social ou de beneficencia.
Segundo informou-se, os menores de idade em situação de risco são as principais vítimas destas bandas criminosas.
A diretora do Instituto Hondurenho da Criança e da Família, Suyapa Núñez, expressou sua preocupação depois da denúncia e manifestou a disposição de pesquisar a fundo o assunto.
Núñez chamou a adotar medidas enérgicas e aplicar todo o peso da lei contra as redes acostumadas a negociar com vidas humanas.
A denúncia sobre os traficantes de órgãos saiu à luz em um momento de grande comoção no país pelo assassinato em México de 72 migrantes, entre eles mais de uma dezena de hondurenhos.
ocs/car Modificado el ( sábado, 04 de septiembre de 2010 )
Fonte: http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=217805&Itemid=1
Deixe um comentário