Blog – Daniela Alves

Base de Dados sobre o Tráfico da Vida Humana

Facilitar os transplantes para aumentar as hipóteses de sobrevivência dos pacientes

Posted by Daniela Alves em abril 9, 2010


Todos os dias morrem 12 pacientes na UE enquanto aguardam o transplante de um dador compatível, pelo que diminuir as listas de espera significa aumentar as suas hipóteses de sobrevivência. No dia 16 de Março, a comissão parlamentar do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar aprovou as normas de qualidade e segurança dos órgãos humanos destinados a transplantação, tendo por objectivo garantir que os transplantes se processam de forma mais fácil, rápida e segura.

Existem quase 6.000 pacientes em lista de espera na União Europeia e, apesar de 81% dos europeus apoiarem o cartão de dador, apenas 12% o possuem.

Tentar encontrar dadores e receptores compatíveis de forma individual em cada Estado-Membro da União Europeia limita muito as possibilidades existentes, além de poder dar origem a fenómenos como o tráfico de órgãos.

As normas aprovadas têm por objectivos criar uma área de transplantes europeia, através de sistemas harmonizados de certificação de qualidade e uma melhor cooperação entre os países.

Garantir a qualidade e segurança dos órgãos

“O objectivo é dispor de mais órgãos para os pacientes”, explicou o eurodeputado eslovaco Miroslav Mikolášik (Grupo do Partido Popular Europeu) e autor do relatório parlamentar sobre a matéria, o que “implica uma maior cooperação entre os Estados-Membros”.

Tráfico de órgãos

Para combater o tráfico de órgãos, devem ser evitadas todas as compensações financeiras por doação de órgãos, com excepção dos custos associados aos dadores vivos, que em princípio só devem poder doar a familiares próximos e apenas como último recurso, nos casos em que não seja possível encontrar o órgão necessário.

Fonte: http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/066-70539-067-03-11-911-20100312STO70510-2010-08-03-2010/default_pt.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: